sabornacozinha logo

sangria de cidra de maçã – cozinha apaixonada

(0)
0.0/5
sangria de cidra de maçã – cozinha apaixonada
Por Claudia Cristina Soares

sangria de cidra de maçã – cozinha apaixonada

Por cerca de cinco minutos – antes de lembrarmos que temos um bebê, uma criança de 6 anos, dois empregos de tempo integral, um apartamento não muito grande, uma viagem internacional de negócios este mês (infelizmente, não a minha), agora duvidamos que estamos realmente feito de tudo o que for necessário para conseguir isso – pensamos que poderíamos ter um jantar de Ação da Amizade este ano. Adoro o Dia de Ação de Graças e quero mais na minha vida, assim como nos amigos e também nos jantares. Tudo sobre isso seria incrível. Não precisei planejar o cardápio do meu jantar de Ação de Graças perfeito porque escrevi isso na minha cabeça provavelmente há cinco anos e, pelo que ouvi, a receita de peru de Alton Brown é a única que você vai precisar. (Ou devo secar salmoura? Ou talvez essa coisa laqueada? Ou talvez uma mistura de todos eles? Ou talvez apenas importe um defumado do Texas e seja o anfitrião mais tranquilo da história do Dia de Ação de Graças de todos os tempos, certo?) Certo, bem, eu tinha tudo outro planejado:

cidra de maçã reduzida
um arco-íris de maçãs
misturado

E foi aqui que a diversão começou. Decidi que uma nova tradição exigia um novo coquetel especial que estaria para sempre vinculado a uma hora e lugar. Em geral, sou um classicista em relação à sangria. Como a maioria de nós, suportei todos os tipos de ingredientes perturbadores disfarçados de sangria – Sprite, limonada congelada, rum de coco, manjericão, uma tonelada de açúcar (whhhy), todos ingredientes que retirei apenas dos primeiros resultados do Google para sangria – e tente não mexer com o que sempre funcionou. Mas descobri que não precisei mudar a tradição de maneira tão desagradável para fazer a sangria de cidra de maçã dos meus sonhos. Para o vinho tinto usei um branco seco. Para o conhaque usei conhaque de maçã ou Calvados. Em vez de um pouco de suco, usei cidra de maçã, que reduzi para ficar mais concentrada e saborosa. Mantive o menos tradicional Triple Sec, porque gosto do toque de laranja, mas você pode ignorá-lo se for menos blasfemador de sangria. E para a fruta usamos um mix de maçãs, porque como todo mundo, exageramos nas plantações de maçã em outubro.

Sem título Sem título
Sem título Sem título
Sem título Sem título
Sem título Sem título

O resultado foi ainda melhor do que eu esperava, e com um toque de maçã adulto: sutil e não muito doce. Enquanto nossos filhos corriam para cima e para baixo pelos corredores em uma névoa demoníaca de açúcar, fazendo doces ou travessuras no prédio de um amigo no fim de semana passado, nós, adultos, tomamos goles de, uh, doces de adulto. (Enquanto guardamos o roubo de doces para depois de adormecerem, como é nosso privilégio parental, é claro.)

sangria de cidra de maçã
sangria de cidra de maçã

Um ano atrás: Pudim de Caramelo Pegajoso
Dois anos atrás: Caldo de frango perfeito e organizado
Três anos atrás: Nozes com Crosta de Granola
Quatro anos atrás: Pudins de abóbora assada e creme de leite
Cinco anos atrás: Bolo de Cranberry de cabeça para baixo
Seis anos atrás: Abóbora espaguete com tempero marroquino
Sete anos atrás: Pepita Frágil
Oito anos atrás: Panquecas de ricota de limão com maçãs salteadas
Há nove anos: Não é a salada de repolho da sua mãe

E para o outro lado do mundo:
Seis meses atrás: Waffles de Liège
1,5 anos atrás: Massa Fresca de Espinafre
2,5 anos atrás: Waffles Elevados Essenciais
3,5 anos atrás: Risoto de ovo com bacon e alho-poró
4,5 anos atrás: Torradas Francesas com Creme Brulée

Sangria de cidra de maçã

Psiu, aqui está o outro motivo pelo qual adoro tomar uma ou duas jarras grandes de um coquetel único, sazonalmente perfeito e agradável para a maioria em jantares: isso economiza muito trabalho. Claro, você ainda pode pegar um pacote de seis cervejas ou uma ou duas garrafas de vinho ou espumante, mas na maioria das vezes, a maioria das pessoas beberá o que você preparou e você não perderá tempo se preocupando com tônicos e gins e suco e bourbon e vodka. Um bom coquetel é eficiente.

Rende 1 jarra (cerca de 1 litro) de sangria; definitivamente o dobro para uma multidão

1 xícara de cidra de maçã (do tipo fresco, não do tipo alcoólico com gás)
1 garrafa de vinho branco seco
1/4 xícara de calvados ou outro conhaque de maçã
1/4 xícara de Triple Sec ou outro licor de laranja
Cores misturadas de maçãs, cortadas em cubos e misturadas com suco de limão para evitar escurecimento
Seltzer, água com gás ou cidra de maçã com gás para finalizar

Coloque a cidra de maçã em uma panela pequena e leve para ferver em fogo alto. Reduza cerca de 3/4 do caminho, até sobrar aproximadamente 1/4 xícara de cidra de maçã; isso levará de 10 a 15 minutos. Despeje em uma tigela pequena sobre uma tigela com água gelada e mexa; esfriará muito rapidamente desta forma.

Despeje a cidra reduzida e resfriada na jarra. Adicione o vinho, o conhaque de maçã e o triple sec. Adicione as frutas e deixe descansar na geladeira até que seja necessário. Adicione um pouco de efervescência antes de servir; uma escumadeira ajudará os hóspedes a segurar a fruta enquanto servem os copos e coloque um pouco por cima, se desejar.

Comentários

O que você achou desta receita?

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Receitas relacionadas

(0)
0.0/5
(0)
0.0/5
(0)
0.0/5

Matérias relacionadas

Rolar para cima

Não perca! Receba na sua caixa de entrada novas receitas, dicas, técnicas e muitas coisas incríveis do universo da gastronomia

Qual o seu e-mail?

Compartilhar Receita

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Reddit
Skype
Telegram
Email
Pocket
VK
OK
Tumblr
Digg
StumbleUpon
Mix
XING
Print