sabornacozinha logo

Cebola Francesa Batata Boulangere

(0)
0.0/5
close up shot of spatula lifting french onion boulangere potatoes from baking dish
Por Time Sabor Na Cozinha

Cebola Francesa Batata Boulangere

 

 

Este deve ser um dos acompanhamentos de batata mais deliciosos do mundo!

As batatas Boulangere são muito semelhantes às batatas Dauphinoise, só que são cozidas em caldo e geralmente com cebola. Aqui estou levando as coisas a novos patamares, fazendo um toque de cebola francesa! Me siga…

close-up de uma espátula levantando batatas boulangere de cebola francesa da assadeira

Cebola Caramelizada

Estes são um ingrediente chave na sopa de cebola francesa. Eles também adicionam uma doçura maravilhosa a este prato, que é rico e carnudo.

Baixo e lento

O objetivo do jogo de caramelizar cebolas é fritá-las bastante baixo e lento. Você quer fazer cócegas nos açúcares naturais e tê-los caramelizar na panela. Se o fogo estiver muito alto, as cebolas vão cozinhar muito rápido e você vai acabar com cebolas fritas normais.

Posso fazer isso com antecedência?

Absolutamente! Costumo fazer isso no dia anterior, apenas para tirar a parte mais oportuna do caminho. Apenas deixe esfriar e guarde bem até que seja necessário.

Processo de tiros: coloque azeite e manteiga na frigideira (foto 1), frite a cebola (foto 2), tempere (foto 3), caramelize e depois frite o alho e o tomilho (foto 4).

4 fotos passo a passo mostrando como caramelizar cebolas

 

Boulangere de batatas fatiadas

Como fatiar batatas Boulangere?

Eu costumo optar pelos confiáveis faca afiada e tábua de cortarmas você pode usar um bandolim se você preferir. Se for fatiar com uma faca, acho mais fácil cortar a base da batata, apenas para estabilizar enquanto corta. Em ambos os casos você quer que eles sejam bem finos – ao redor 1/8″/3mm. Você também deseja garantir o as fatias são iguaisentão todos cozinham de maneira uniforme.

Fotos do processo: descasque as batatas (foto 1), corte em fatias finas (foto 2).

2 fotos passo a passo mostrando como fatiar batatas em uma padaria

 

Batatas Boulangere

O componente final é o estoque. Normalmente parece que você usaria caldo de vegetais, mas eu prefiro usar carne bovina. Esta não é apenas a opção clássica da sopa de cebola francesa, mas também oferece muito mais profundidade de sabor. Em vez do caldo de carne normal, vamos enfeitar um pouco, só para realçar o prato. Aqui está o que você precisa:

  • Caldo de carne – a melhor qualidade que você pode encontrar.
  • molho Worcestershire – para dar um toque de sabor.
  • Cubos de carne oxo/caldo & # 8211 estes realmente aprofundam o sabor do caldo e o tornam ainda mais rico, carnudo e salgado (precisa ser salgado porque as batatas absorvem muito!)
  • Farinha de milho/amido de milho & # 8211 isso ajudará a engrossar o caldo até obter uma consistência de molho, o que funciona perfeitamente neste prato. Acho que eles podem sair um pouco aguados se você usar apenas caldo.

Basta bater e ferver os ingredientes por 15 minutos até o caldo engrossar. Será muito rico e salgado neste ponto, mas como mencionei, as batatas absorvem tanto sabor/tempero que é necessário.

Para empilhar a boulangere, basta colocar as batatas em camadas com a cebola e o caldo, termine com alguns cubinhos de manteiga. A partir daí, vamos assar lentamente até ficar macio e depois terminar com um pouco de Gruyere na grelha!

Fotos do processo: camadas de batatas e tempere (foto 1), cubra com cebola (foto 2), cubra com caldo (foto 3), repita e adicione manteiga (foto 4), leve ao forno (foto 5), cubra com queijo e grelhe (foto 6).

6 fotos passo a passo mostrando como fazer batatas boulangere

 

Perguntas frequentes sobre batatas Boulangere

Que tipo de batata devo usar?

Eu recomendo batatas farinhentas, como Maris Pipers ou Ruivos. O amido ajuda a engrossar o molho e eles tendem a amolecer mais facilmente à medida que assam. Acho que batatas mais cerosas não absorvem tão bem o molho.

Devo usar Gruyère?

Se você não tiver Gruyere, eu escolheria um pouco de queijo suíço. Caso contrário, opte pelo Cheddar. Se você não gosta de queijo ou não pode comer, fica uma delícia sem ele!

Posso fazer isso com antecedência?

Eu recomendo fazer isso fresco, se puder. Dito isto, você pode fazer tudo e depois reaquecer (mais sobre isso no cartão de receitas abaixo). Ou você pode preparar tudo, apenas certifique-se de que o caldo esfrie, caso contrário ele começará a cozinhar as batatas.

close-up de batatas com cebola francesa recém-saídas do forno, guarnecidas com tomilho fresco

 

Servindo Batatas Boulangere

Eles são o acompanhamento perfeito junto com frango assado, salsichas e tortas.

Para mais receitas inspiradas na cebola francesa, confira meu macarrão com cebola francesa e queijo e costeletas de porco com cebola francesa!

Tudo bem, vamos ver a receita completa dessas batatas com cebola francesa Boulangere, certo ?!

Boulangere de batatas com cebola francesa servido em pequeno prato branco com torta e cenoura

 

Como fazer Cebola Francesa Batata Boulangere

close-up de uma espátula levantando batatas boulangere de cebola francesa da assadeira
  • Faca afiada e tábua de cortar
  • Panela antiaderente grande e colher de pau (para cebolas)
  • Panela, batedor e jarro de tamanho médio (para estoque)
  • Descascador de batata
  • Assadeira 9″ x 9″ / 23cm x 23cm
  • Ralador de queijo
  • Adicione 1 colher de sopa de manteiga e óleo em uma panela grande antiaderente em fogo médio. Adicione as cebolas e frite até que comecem a amolecer e quase comecem a ganhar cor (cerca de 15 minutos ou mais). Tempere com sal e pimenta, depois abaixe o fogo e continue fritando delicadamente até ficar bem macio, dourado e um pouco pegajoso (cerca de 30-40 minutos). Faltando alguns minutos, acrescente o alho e o tomilho. Quanto mais baixa e lentamente você fritar as cebolas, mais macias/caramelizadas elas ficarão, então não apresse o processo.
  • Faltando cerca de 15 minutos, coloque o caldo em uma panela média em fogo médio. Junte o molho inglês e os cubos Oxo. Em uma tigela pequena ou panela de lado, misture a farinha de milho com 1 colher de sopa de água fria e misture no caldo. Cozinhe suavemente o caldo por 15 minutos até começar a engrossar (deve ficar com 450ml de líquido).
  • Durante esse tempo, descasque e corte as batatas em fatias bem finas (aproximadamente 1/8″). Unte o fundo da assadeira com 1/2 colher de sopa de manteiga e corte o restante em cubinhos. Pré-aqueça o forno a 170C/340F.
  • Coloque 1/5 das batatas no prato, sobrepondo-as ligeiramente conforme necessário para evitar lacunas. Tempere com uma pitada de sal e cubra com 1/4 da cebola. Regue 1/5 do caldo e repita com as camadas restantes (lembre-se de temperar cada camada – veja as notas). Finalize com um fiozinho de caldo e espalhe por cima a manteiga.
  • Asse descoberto no forno por 70 minutos ou até que a faca esteja macia. Cubra com gruyere e termine na grelha até dourar e borbulhar. Descanse por 5 a 10 minutos para que as batatas fiquem de molho no caldo, depois corte em porções, sirva e divirta-se!
a) Cebola – Não apresse o processo, leva tempo para tirar a doçura natural da cebola e caramelizá-la adequadamente. Se a qualquer momento as cebolas começarem a secar ou queimar, basta diminuir o fogo e adicionar um pouco de água. Isso também ajudará a raspar qualquer resíduo da frigideira. Você pode fazer isso com antecedência, basta deixar esfriar e guardar bem na geladeira por alguns dias.
b) Sal – As batatas absorvem sal como se não houvesse amanhã, por isso, embora o caldo tenha um sabor bastante rico e salgado, ele é necessário. Normalmente acabo usando 1/4 colher de chá de sal no total para temperar as camadas individuais.
c) Temperatura/tempos – Você quer estar do lado seguro e assar por mais tempo em uma temperatura mais baixa, apenas para garantir que as batatas cozinhem perfeitamente. Os fornos também são ligeiramente diferentes, por isso os tempos podem variar ligeiramente. Se depois de cerca de 45 minutos você descobrir que as batatas estão com dificuldade para cozinhar, aumente ligeiramente a temperatura para 180C/350F. Pelo contrário, se você achar que a parte superior está dourando muito rapidamente e as batatas estão muito firmes, basta baixar ligeiramente a temperatura para 160C/320F.
d) Antecipação/Armazenamento – Eu gosto de fazer estes frescos, mas você pode prepará-los com antecedência, se preferir. A batata absorve um pouco do caldo enquanto descansa e não fica tão picante. Ainda tem um gosto incrível! Basta cozinhar conforme as instruções, deixar esfriar completamente e guardar bem na geladeira por 3-4 dias. Cubra com papel alumínio e reaqueça no forno a 180C/350F por 30 minutos ou até borbulhar bem quente no centro. Você pode grelhar/grelhar a parte superior novamente para ficar crocante, se quiser! Você pode reaquecer porções individuais no micro-ondas para facilitar, se preferir.
e) Inspiração – Inspirado em uma receita de Anna Glover.
f) Calorias – receita inteira dividida por 6.

Fatos nutricionais

Cebola Francesa Batata Boulangere

Quantidade por porção

Calorias 354
Calorias provenientes de gordura 147

% Valor diário*

Gordo 16,34g25%

Gordura saturada 8,775g44%

Gordura Trans 0,234g

Gordura Poliinsaturada 0,98g

Gordura Monoinsaturada 5,663g

Colesterol 43mg14%

Sódio 449mg19%

Potássio 886mg25%

Carboidratos 41,61g14%

Fibra 4g16%

Açúcar 5,57g6%

Proteína 12,27g25%

Vitamina A 433 UI9%

Vitamina C 17,9mg22%

Cálcio 305mg31%

Ferro 1,88mg10%

* A porcentagem dos valores diários é baseada em uma dieta de 2.000 calorias.

 

Comentários

O que você achou desta receita?

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Receitas relacionadas

(0)
0.0/5

Matérias relacionadas

Rolar para cima

Não perca! Receba na sua caixa de entrada novas receitas, dicas, técnicas e muitas coisas incríveis do universo da gastronomia

Qual o seu e-mail?

Compartilhar Receita

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Reddit
Skype
Telegram
Email
Pocket
VK
OK
Tumblr
Digg
StumbleUpon
Mix
XING
Print