sabornacozinha logo

Almôndegas suecas

(0)
0.0/5
close up shot of Swedish meatballs on mashed potato on small white plate
Por Time Sabor Na Cozinha

Almôndegas suecas

 

 

Aqui vou compartilhar com vocês algumas dicas e truques para fazer as mais irresistíveis almôndegas suecas!

Almôndegas suecas são lindas e se você já fez uma viagem à Ikea, sabe exatamente o que quero dizer. Na verdade, eles são muito simples de fazer, mas existem algumas maneiras pelas quais você pode realmente elevá-los para alcançar uma delícia suprema. Me siga…

close-up de almôndegas suecas em uma panela com uma colher de servir cavando

Preparando almôndegas suecas

A primeira coisa que gosto de fazer é enfrentar a cebola. Para almôndegas suecas, eu realmente gosto de rale metade em um ralador de caixadepois corte em cubos finos e frite a outra metade na manteiga:

  • Grato – isso vai adicionar umidade e um tom saboroso mais intenso às almôndegas.
  • Frito – fritar delicadamente a cebola irá adoçá-la, o que por sua vez adiciona outra camada de sabor para equilibrar a cebola ralada mais forte.

Esta é uma dica que aprendi no Serious Eats e tem sido uma verdadeira virada de jogo na preparação de almôndegas suecas.

Apenas certifique-se de deixar a cebola frita esfriar antes de misturá-la com a carne, caso contrário, ela “cozinhará” levemente as almôndegas e fará com que fiquem quebradiças. Também gosto de cortar a cebola cozida em cubos bem finos, quase até obter uma textura pastosa. Acho que pedaços maiores de cebola tendem a cair das almôndegas e queimar na frigideira.

Processo de fotos: adicione a cebola à manteiga (foto 1), frite (foto 2), deixe esfriar e corte em cubos finos (foto 3), rale a outra metade da cebola (foto 4).

4 fotos passo a passo mostrando como preparar almôndegas suecas

 

Fazendo almôndegas suecas

Você essencialmente deseja criar um Panade (uma mistura de amido e líquido), que é o que faço nas minhas Almôndegas Italianas Caseiras.

Para fazer isso você vai querer usar pão ralado fresco e líquido – aqui o líquido será o excesso de suco de cebola da cebola ralada ao lado de alguns creme. A farinha de rosca absorve o líquido e gruda nele, o que mantém as almôndegas macias e suculentas enquanto cozinham.

De que carne são feitas as almôndegas suecas?

Gosto de usar metade carne de porco e metade carne bovina. Acho que isso lhe dá um sabor muito agradável e bem arredondado. Apenas certifique-se de que ambos tenham alto teor de gordura (pelo menos 15%, de preferência 20%). Isso ajuda a evitar que as almôndegas sequem.

Tempero de almôndega sueca

Você obviamente vai querer uma boa quantidade de sal (ninguém gosta de almôndegas sem graça!). A partir daí, gosto de usar noz-moscada e pimenta da Jamaica, o que dá um toque muito especial às almôndegas. Eu também recomendo usar Pimenta branca para um pouco de calor também!

Processo de tiros: misture a cebola, o pão ralado, as natas e os temperos (foto 1), misture o ovo (foto 2), acrescente a carne (foto 3), misture (foto 4).

4 fotos passo a passo mostrando como fazer almôndegas suecas

 

Cozinhando almôndegas suecas

A melhor maneira de cozinhar almôndegas suecas é fritá-las. Assim você pode aproveitar o excesso de gordura que vaza para iniciar o molho. Além disso, fritar as almôndegas na frigideira ajuda crie uma bela crostaque por sua vez oferece mais sabor. Enquanto você frita as almôndegas apenas gire-os suavemente para dourar todos eles.

Depois de fritar as almôndegas, haverá muito excesso de óleo. Você vai querer remover e descartar tudo, exceto 3 colheres de sopa. Acho mais fácil despejar tudo e retirar 3 colheres de sopa de lá. Dessa forma, você também pode pescar quaisquer pedaços de cebola queimada.

Processe as fotos: retire pedaços de carne (foto 1), enrole em bolas (foto 3), frite em lotes (fotos 3 e 4).

4 fotos passo a passo mostrando como cozinhar almôndegas suecas

 

Molho para almôndegas suecas

O molho para almôndegas suecas é realmente muito simples. Aqui está o que você precisa:

  • Farinha – cria um roux para engrossar o molho.
  • Caldo de carne – use baixo teor de sódio se você for sensível ao sal.
  • Creme – use creme de leite duplo/pesado para manter o molho espesso e rico.
  • Molho de soja – acrescenta profundidade de sabor.
  • Mostarda Dijon – adiciona outra camada de sabor e corta o molho rico.
  • Tempero – mais sal e pimenta branca a gosto.

Depois de criar o molho, adicione as almôndegas de volta e cozinhe. Isto não só irá aqueça as almôndegas de voltamas o molho também experimente todos os sabores deliciosos das almôndegas.

Fotos do processo: coloque a gordura de volta na panela (foto 1), adicione a farinha (foto 2), mexa (foto 3), misture o caldo (foto 4), junte o creme de leite, o molho de soja, a mostarda Dijon e os temperos (foto 5), misture as almôndegas (foto 6).

6 fotos passo a passo mostrando como fazer molho para almôndegas suecas

 

Servindo almôndegas suecas

Acredito que você tradicionalmente serve almôndegas suecas com geléia de mirtilo e um salada de pepino em conserva. Geléia de lingonberry é bastante difícil de encontrar, então eu normalmente uso molho de cranberry ou geleia de groselha. Eu recomendo usar algum tipo de geléia porque a doçura combina muito bem com o molho rico.

Junto com as almôndegas e o molho, recomendo um pouco de purê de batata – ou outra forma de carboidrato para enxugar aquele molho delicioso!

Tudo bem, vamos ver a receita completa dessas almôndegas suecas, certo ?!

close-up de almôndegas suecas com purê de batata em um pequeno prato branco

 

Como fazer almôndegas suecas

close-up de almôndegas suecas com purê de batata em um pequeno prato branco
  • Panela grande e colher de pau (ver notas)
  • Faca afiada e tábua de cortar
  • Processador de alimentos (para pão ralado)
  • Ralador de Caixa
  • Tigela e garfo grandes
  • 1 colher de sopa de colher medidora
  • Bandeja Grande
  • Jarro (para estoque)
  • Corte a cebola ao meio e descasque-a e, em seguida, corte uma das metades em cubos finos. Frite com 1/2 colher de sopa de manteiga em uma panela grande em fogo baixo-médio até ficar macio e dourado (tente diminuir e diminuir a velocidade para provocar a doçura natural – cerca de 10 minutos ou mais). Raspe e deixe esfriar, depois corte em cubos o mais fino que puder. Rale a outra metade em um ralador e coloque ambas em uma tigela grande.
  • Use um garfo para misturar o pão ralado, as natas e todos os temperos até que o pão ralado fique de molho no líquido. Junte o ovo até ficar bem misturado, depois acrescente a carne de porco e a bovina e misture bem com a mão.
  • Use uma colher medidora de 1 colher de sopa para retirar 24-25 pedaços de carne e coloque-os em uma bandeja grande e, em seguida, enrole cada um deles em uma bola (molhe levemente as mãos se a mistura estiver pegajosa).
  • Aqueça 1 colher de sopa de óleo e manteiga na panela em fogo médio-alto e adicione metade das almôndegas. Agite a frigideira para cobri-los com a gordura e continue fritando e virando delicadamente até dourar por completo, cerca de 5-6 minutos. Retire e coloque em uma tigela de lado e repita com o segundo lote.
  • Despeje toda a gordura restante em uma tigela e coloque 3 colheres de sopa de volta na panela. Abaixe o fogo para médio e misture a farinha para criar um roux. Aos poucos, despeje o caldo de carne, mexendo para garantir que não formem grumos, depois acrescente o creme de leite, o molho de soja, a mostarda Dijon e o tempero a gosto (normalmente uso 1/8 colher de chá de pimenta branca e sem adição de sal).
  • Adicione as almôndegas ao molho junto com o suco restante. Cozinhe por cerca de 5 minutos para engrossar o molho e aqueça as almôndegas novamente, mexendo ocasionalmente. Retire do fogo, sirva e divirta-se!
uma frigideira – Eu normalmente uso uma frigideira antiaderente porque, francamente, não confio em muitas das minhas outras frigideiras para não fazer com que as almôndegas grudem. No entanto, uma frigideira normal ou uma frigideira de ferro fundido bem temperada deve resolver o problema.
b) Cebola – Gosto de fritar metade e ralar a outra metade. Isso lhe dá um bom equilíbrio entre doçura e nitidez. Experimente fritar a cebola bem baixa e lentamente para amolecê-la e adoçá-la adequadamente (baixe o fogo se começar a carbonizar). A partir daí, certifique-se de que esfrie antes de adicionar às almôndegas, caso contrário pode ‘cozinhar’ as almôndegas por dentro e fazer com que elas se esfarelem. Eu também recomendo cortá-lo em cubos muito finos – pedaços maiores muitas vezes podem cair das almôndegas e queimar na frigideira. Você quer mais sabor do que textura.
c) Carne – Certifique-se de usar carne com alto teor de gordura, apenas para manter as almôndegas bonitas e suculentas! Embora você queira misturar bem as almôndegas, não esprema a carne até o esquecimento, caso contrário as almôndegas podem sair duras e secas.
d) Servir – Acredito que você tradicionalmente serve almôndegas suecas com geléia de mirtilo e um salada de pepino em conserva. Geléia de lingonberry é bastante difícil de encontrar, então eu normalmente uso molho de cranberry ou geleia de groselha. Eu recomendo usar algum tipo de geléia porque a doçura combina muito bem com o molho rico. Junto com as almôndegas e o molho, recomendo um pouco de purê de batata – ou outra forma de carboidrato para enxugar aquele molho delicioso!
e) Calorias – Só as almôndegas e o molho dividido por 5.

Fatos nutricionais

Almôndegas suecas (tão deliciosas!)

Quantidade por porção

Calorias 468
Calorias provenientes de gordura 338

% Valor diário*

Gordo 37,61g58%

Gordura saturada 18,907g95%

Gordura Trans 0,798g

Gordura Poliinsaturada 2,257g

Gordura Monoinsaturada 12.886g

Colesterol 156 mg52%

Sódio 562mg23%

Potássio 352 mg10%

Carboidratos 11,64g4%

Fibra 0,9g4%

Açúcar 2,43g3%

Proteína 21,15g42%

Vitamina A 647 UI13%

Vitamina C 1,9mg2%

Cálcio 65mg7%

Ferro 2,25mg13%

* A porcentagem dos valores diários é baseada em uma dieta de 2.000 calorias.

Comentários

O que você achou desta receita?

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Receitas relacionadas

(0)
0.0/5
(0)
0.0/5

Matérias relacionadas

Rolar para cima

Não perca! Receba na sua caixa de entrada novas receitas, dicas, técnicas e muitas coisas incríveis do universo da gastronomia

Qual o seu e-mail?

Compartilhar Receita

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Reddit
Skype
Telegram
Email
Pocket
VK
OK
Tumblr
Digg
StumbleUpon
Mix
XING
Print