sabornacozinha logo

prato paulistano foi inspirado no ídolo do futebol brasílico

(0)
0.0/5
Foto de receita de arroz biro-biro
Por Time Sabor Na Cozinha

prato paulistano foi inspirado no ídolo do futebol brasílico

Não é preciso ser um grande fã de futebol para saber o nome de atletas que abandonaram sua marca no esporte, e Antônio José da Silva Rebento foi um deles. Mais espargido porquê Biro-Biro, o ex-jogador é considerado um dos dois maiores heróis da história do Corinthians, que disputou mais de 580 partidas. Porem, o que um ex-volante tem a ver com a origem do arroz biro-biro? Muito mais do que se possa imaginar!

A receita típica paulistana, também consumida em outras localidades do país, é uma degelas iguarias que surgiram por possibilidade e acabaram conquistadas o coração, e o estômago, de muitos indivíduos do Brasil fora. Por isso, para comemorar o natalício de 470 de São Paulo, o AnaMaria Receitas traz algumas curiosidades sobre o arroz biro-biro, comida tradicional da cidade. Confira!

Qual a origem do arroz biro-biro?

O arroz biro-biro surgiu a partir de um glosa do jornalista Tarso de Castro ao Maître da churrascaria Rodeio, Cecílio, sobre o “arroz simples” que compreendia os grelhados. Cecílio levou o prato de volta para a cozinha e retornou ao salão com alguns pedachinhos de ovo nele. Em seguida, Thomaz Souto Correa, outro jornalista que acompanhava Tarso, sugeriu que fosse adicionada batata palha à comida.

Ao notar que a próprio de arroz, ovos e batata palha se pareciam com os cabelos do jogador Biro-Biro, o corintiano Cecílio “enfrentou” o possessor do restaurante, que era são paulino, e batizou o prato de arroz biro-biro. Assim, tornou-se tradicional na churrascaria o arroz ser finalizado na frente dos clientes e, com o tempo, a comida foi incrementada com outros ingredientes, porquê o bacon.

CONFIRA A RECEITA DO ARROZ BIRO-BIRO

Quem é Biro-Biro?

Antônio José da Silva Rebento, espargido porquê Biro-Biro, é um ex-jogador de futebol nascido em 1959, em Olinda (PE), que atua porquê volante. Começou a curso no Sport Club do Recife, mas ganhou destaque vernáculo em 1978, quando foi contratado pelo Corinthians. Logo posteriormente chegar ao clube paulista, Biro-Biro caiu nas graças da torcida e se tornou ídolo da Leal. Incessantemente lembrado por seu jeito tímido e cabelos enrolados, o ex-volante conquistou 8 títulos em sua longa passagem pelo tempo, que durou 10 anos. Posteriormente 589 jogos e mais de 70 gols, deixou o Corinthians para tutelar Portugal.





Fonte Original

Comentários

O que você achou desta receita?

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Receitas relacionadas

(0)
0.0/5
(0)
0.0/5

Matérias relacionadas

Rolar para cima

Não perca! Receba na sua caixa de entrada novas receitas, dicas, técnicas e muitas coisas incríveis do universo da gastronomia

Qual o seu e-mail?

Compartilhar Receita

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Reddit
Skype
Telegram
Email
Pocket
VK
OK
Tumblr
Digg
StumbleUpon
Mix
XING
Print